domingo, 18 de julho de 2010

Vinte e cinco reais a hora.


Dentre as ótimas digressões da professora Zuleide, de Poesia na Literatura Nacional, a que eu mais gostava era sobre o status do professor. Você chega em um consultório médico, já marcou consulta dias antes, espera uns 40 minutos (ou mais), o cara fica contigo uns 15 minutos, no máximo, passa uns exames, você sai e deixa mais de 100 reais com a recepcionista. O técnico de computadores passa 20 minutos analisando seu computador e pede 50 reais pelo serviço. E o professor? Bem, o professor... A situação é crítica. E é pior ainda se for de Português ou Inglês. Se for de português, pedem pra corrigir ou revisar um texto aí na amizade. E inglês, traduzir. Êpa, não é assim não! Não é nem tanto pelo dinheiro. Mais pela falta de noção de que é um trabalho difícil, que tem de ser bem feito e valorizado.

Pois bem. A mulher no curso de francês disse que a filha iria pra Irlanda em setembro e precisaria de umas aulas de conversação de inglês. Me dispus ao desafio, pois, afinal, iria praticar meu inglês e de quebra ganhar algum dinheiro. E a situação exigia que eu cobrasse mais pelos meus serviços, já que eu iria preparar diálogos, exercícios, tirar dúvidas etc... e em nível um pouco mais alto do que eu sou acostumado. Ao dizer meu valor (que é ate abaixo da média do mercado) acho que a viajante pensou que eu tava me achando e ficou meio assim com o preço. Disse que ia retornar a ligação. Acho que não vai. Mas eu estou falando de antemão: valorizo meu trabalho, não faria por menos. E vou mais longe: aulas particulares de inglês são pra quem pode. Não pra quem quer.

2 comentários:

Mariela Gomes disse...

Wow, isso acontece na carreira de veterinária também. As pessoas querem um aconsulta de graça para seus animais, só por ser seu amigo... Ainda não sou veterinária, mas escuto meus professores cansados de dizer isso. O povo brasileiro é assim mesmo...
Temos que valorizar nossos trabalhos... mas sem cobrar muito caro no começo né, não qu seja seu caso!

Junior disse...

concordo plenamente mari. xD