domingo, 14 de dezembro de 2008

Capitu

A minissérie de 5 capítulos que a Globo apresentou,como era de se esperar,foi um fracasso de audiência: média de 16/17 pontos (um pouco mais do que a novela Os Mutantes,da Record).Isso não quer dizer de maneira alguma que a atração dirigida por Luiz Fernando Carvalho seja ruim.A adaptação mistura elementos da cultura pop(como rock,tatuagens,metrô,enfim coisas underground) com a cultura do sec XIX.Pra se ter uma idéia no último capítulo,Capitu dançou valsa com Bentinho com fones de ouvido!Naquela época,imaginem!

O erro maior da série foi o caráter elitista .Só afastou a população "iletrada" da obra de Machado de Assis.Meu irmão de 14 anos com muita propriedade disse: 'Eu tava querendo asssistir (sic),mas não entendi e desliguei a TV".É bem por aí mesmo.Uma adaptação menos caricata e menos fiel ao romance seria mais interessante.Talvez não do ponto de vista artístico,mas no que diz respeito à popularidade da atração.

Capitu foi um dos melhores produtos apresentados pela TV brasileira no ano de 2008.Vai ser lembrada pelos trejeitos excêntricos.

Obs: O Bentinho narrador (como lembrou Diogo Mainardi) está a cara do Dick Vigarista.
Obs²:Destaque pra maquiagem e figurino.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso concordo com vc qndo fala que foi um dos melhores produtos da tv de 2008. A obra sem dúvida foi muito bem apresenta e vale destacar a atuação do ator Michel Melamed como Bentinho que na minha opinião foi simplismente perfeito. Outro aspecto interessante foi a mistura de coisas, diferentes tipo de música, trilha sonora muito boa tbm e que inclui músicas da própria atriz Letícia Persiles, mas o pecado da globo na foi todo tempo mostrar a tatuagem da atriz, ja que naquela época não existia tatuagem, mas enfim uma boa obra e que vale a pena ter em casa, é uma pena que nem todos dêem valor.